Translate

Pesquisar este blog

Grupamentos especiais

GOE – Grupamento de operações especiais


Desde 27 de julho de 2011, a cidade conta com mais uma unidade da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio): o Grupamento de Operações Especiais (GOE), criado a partir da fusão de três unidades - Grupamento Tático Móvel (GTM), Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM), Grupamento de Ações Especiais (GAE), e parte do Grupamento de Cães de Guarda (GCG). Comandado pelo inspetor Carlos Cristo, a nova unidade tem um uniforme diferenciado: boina preta e a camisa preta por baixo da gandola.

O GOE foi preparado para atuar em casos de calamidade pública, salvamento e resgate. Para isso, todos os guardas possuem equipamento não-letal (taser e spray pimenta), uniforme camuflado, capacete, escudo e atuará em qualquer tipo de conflito e apoio à defesa civil municipal.

Além desta atuação, o diretor de Operações da GM-Rio, tenente-coronel Hugo Freire, explica que a criação deste novo grupamento é fundamental para as Unidades de Ordem Públicas (UOPs), por exemplo:
 
- Temos um produto novo, que são as Unidades de Ordem Pública. Para a implantação das novas unidades é necessária uma pré-ocupação da área, sem violência e pacificamente. Para facilitar a instalação da UOP, essa pré-ocupação será feita pelo GOE. Para isso, os guardas do GOE necessitam de mais equipamentos e treinamentos específicos para uma necessidade eventual de um conflito, que pretendemos evitar sempre.

Treinamento e uniforme novo - Os 216 guardas municipais do GOE passam por treinamento constante. Os GMs treinam Defesa Pessoal, utilização da pistola Taser, patrulha de ações de controle, atendimento pré-hospitalar e a até mesmo técnica de rapel para resgate. Há também um nivelamento físico, com exercícios diários na Quinta da Boa Vista.


GAT – Grupamento de Apoio ao Turista


Para oferecer um serviço de qualidade aos turistas, aliando segurança, orientação e bom atendimento a visitantes estrangeiros ou nacionais, a Guarda Municipal do Rio criou em 31 de maio de 1994 o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT). A unidade começou com 51 homens e hoje conta cerca de 65 guardas, entre eles 11 mulheres. Com o efetivo dividido em dois turnos, o GAT atua diariamente com 29 guardas operacionais no patrulhamento dos principais pontos turísticos da cidade (como Corcovado, Praia de Copacabana, Santa Teresa, Pão de Açúcar e Píer Mauá).

Formação - Do efetivo total do Grupamento de Apoio ao Turista, 48 guardas têm noções de um ou mais idiomas e outros 11 guardas têm domínio de uma ou mais línguas.

Atuação na Orla - O GAT mantém 29 guardas municipais patrulhando a pé e em dupla toda a orla de Copacabana, junto aos principais hotéis internacionais. Em uma viatura, outros dois guardas fazem a supervisão do Leme ao Posto Seis e na orla de Ipanema e Leblon, atendendo solicitações que chegam ao Disque Ordem: 153. Para agilizar as ações e ocorrências nas ruas, o GAT conta com 8 veículos e 15 rádios de comunicação.

Píer Mauá - Para receber os turistas que chegam à cidade em transatlânticos, o GAT mantém guardas com noções de inglês e espanhol no Píer Mauá nos dias e horários de embarque e desembarque dos navios, prestando atendimento aos visitantes nacionais e estrangeiros.

Eventos - O grupamento participa ainda da segurança de eventos internacionais ou de grande público (como Réveillon; clássicos de futebol no Maracanã e o Carnaval na Marquês de Sapucaí), com guardas bilíngües atuando na orientação ao turista.

Grupamento de Apoio ao Turista
Rua Bambina, 37, Botafogo
Telefone: 2535-3780 / 2535-2385


GCG – Grupamento de Cães de Guarda

O Grupamento de Cães de Guarda (GCG) foi criado em 24 de março de 1994 com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. No início, eram 17 guardas municipais e apenas seis pastores alemães sem pedigree. Hoje, são 64 guardas e 46 animais, sendo 40 pastores alemães com pedigree, três labradores, dois pastores belga de mallinois e um golden retriever, que recebem treinamento freqüente para atuar no patrulhamento, no auxílio à Defesa Civil e nas apresentações de adestramento, o showdog.

Atuação - Distribuídos em duplas, dez guardas atuam no patrulhamento dos seguintes pontos: Canteiro Central da Av. Princesa Isabel (Copacabana) Praça General Tiburcio (próximo ao Bondinho do Pão de Açúcar, URCA), Praça XV de novembro (Centro), Praça Senador Salgado Filho (Aeroporto Santos Dummont). A jornada dos cães é de oito horas diárias, envolvendo um total de oito animais por dia.

Estrutura – Com um efetivo total de 64 integrantes, o GCG atua diariamente com 25 guardas cuidando dos cães e fazendo o patrulhamento e o adestramento. Todos os animais ficam no Canil da GM-Rio, que funciona na sede do próprio grupamento, na Rua Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, com 46 boxes e dois veterinários. Para o deslocamento do efetivo e dos cães, o GCG conta com seis viaturas, uma cachorreira (Dukato), duas kombis, dois gols e uma motocicleta, além de nove rádios digitais para a comunicação.

Formação – Toda a equipe do GCG é formada pelo Curso de Condutores de Cães da GM-Rio ou no Estágio de Adestramento de Cães de Guerra de outras forças, com aulas práticas e teóricas de Noções Básicas de Veterinária, Cinofilia, Noções de Adestramento, Emprego Tático, Psicologia, Cinotecnia, Segurança do Trabalho e Legislação.

Showdog - Criada em 2001, a Equipe de Showdog tem cinco cães - três pastores (Akira, Happy e Golias), um golden retriever (Scoth) e um labrador (Hulk) – usados nas demonstrações em praças, parques e outros pontos públicos, mostrando truques e brincadeiras utilizadas no treinamento dos cães. Com atividades recreativas conduzidas pelos guardas adestradores, o programa busca integrar ainda mais as comunidades com a GM-Rio e já foi apresentado em diversos bairros da cidade, como Tijuca, Méier e Barra da Tijuca. O Showdog conta com atividades de obediência, comandos como o de sentar, deitar, rolar, ficar de pé e fingir de morto e até a busca de objetos por farejamento.

Defesa Civil - Em projeto inédito, o GCG treinou seus dois labradores (Hunter e Hera) para auxiliar a Defesa Civil Municipal em ações especiais, como o resgate de pessoas perdidas em matas e em buscas de vítimas de deslizamentos e desabamentos. Com grande poder de faro, os labradores foram treinados a partir de estratégias como brincadeiras tipo esconde-esconde, com um recipiente com odores de sangue, suor e tecidos humanos enterrado para que os cães, estimulados pelos guardas, tentem localizá-lo. Adquiridos em 2003, esses cães participaram de alguns resgates, como o de uma menina de 7 anos encontrada soterrada nos escombros do incêndio provocado pela explosão de um botijão de gás na Favela do Jacarezinho, em junho de 2005.

Cinoterapia – Iniciado em fevereiro de 2006, o Projeto de Cinoterapia da GM-Rio utiliza cães para facilitar o tratamento de idosos e crianças que sofrem de distúrbios afetivos, físicos e motores. A cada semana, a equipe de cinoterapia - composta por quatro guardas municipais, três cães (um golden retrievier e dois labradores) e um veterinário - visita o Apae-RJ , em Benfica e Tijuca, para promover atividades recreativas com crianças da instituição. Explorando o afeto, o trabalho visa melhorar a autoestima, a interação social e até o sistema imunológico dos pacientes.

GDA – Grupamento de Defesa Ambiental

Com a missão de auxiliar órgãos oficiais de preservação nas ações contra crimes ao meio ambiente, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro criou, em 13 de abril de 1994, o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA). Com um efetivo total de 163 guardas, entre eles 10 mulheres, o GDA ocupa um casarão no Parque Nacional da Tijuca desde junho de 2000, quando foi assinado o termo de co-gestão entre Prefeitura e Ibama. A antiga sede no Parque Natural Municipal Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, foi transformada em base estratégica para proteção da área.

Atuação - Diariamente, 180 guardas atuam no patrulhamento de mirantes, parques e Floresta da Tijuca - maior floresta urbana do mundo -, onde também controlam a presença de excursionistas, fazem acompanhamentos por trilhas e prestam orientações variadas. Além de auxiliar a segurança de visitantes, do patrimônio e de inibir ações de vandalismo à natureza, o grupo reforça ações surpresas do Ibama contra caçadores. Inúmeros materiais de caça foram apreendidos e mais 100 acampamentos de caçadores já foram descobertos e destruídos.
O Grupamento de Defesa Ambiental realiza rondas periódicas nas áreas do Parque Nacional da Tijuca mais procuradas por montanhistas e turistas, como Largo do Bom Retiro (acesso aos Picos da Tijuca e do Papagaio), Cascatinha, Capelinha Mayrink, mirantes do Excelsior e Dona Marta, Vista Chinesa e Paineiras. O GDA atua ainda na Pedra da Gávea, nos Bosques da Barra e da Freguesia, nos Parques Lage, Sérgio Bernardes (Dois Irmãos), Chico Mendes, Mendanha, da Cidade e da Catacumba, na Reserva da Pedra Branca (Grumari) e na Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (Aparu) no Jequiá, na Ilha do Governador.

Estrutura - A estrutura do GDA conta com cinco veículos, seis bicicletas (duas no Parque Chico Mendes, duas no Bosque da Barra e duas no Bosque da Freguesia), 13 rádios de comunicação, equipamentos para captura de animais e combate a incêndio. À disposição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quatro patrulhas ambientais com quatro guardas atuam diariamente com fiscais da própria secretaria, atendendo denúncias contra crimes ambientais como aterro e construções irregulares, despejo de poluentes, apreensão de animais e incêndios. Durante o dia, uma patrulha cobre o Centro e Zona Sul; a outra, o Parque Marapendi (Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá); e à noite, uma outra patrulha fica itinerantes atuando em toda a cidade.

Rua Almirante Alexandrino, 6.086, Santa Teresa
Telefone: 2245-3269


GEP – Grupamento Especial de Praia

O Grupamento Especial de Praia (GEP) foi criado em 1º de março de 2000 com a missão de patrulhar as praias da Zona Sul, desenvolvendo ações de assistência a banhistas e frequentadores em geral. Usando uniformes especiais (short, camiseta e tênis), os guardas realizam diversas frentes de orientação, visando conscientizar a população quanto a condutas a serem adotadas nas praias. Eles reforçam ainda a segurança de banhistas, coibindo atos anti-sociais e fazendo cumprir o Código de Posturas Municipais que proíbe, entre outros, a presença de animais e ambulantes irregulares na areia, estabelecendo horários e locais apropriados para jogos de futebol e frescobol, entre outras normas.

Atuação – Em 11 anos de existência, o grupamento saltou de 60 para 238 guardas, com uma média de 94 guardas operacionais atuando diariamente das 7h às 19h em praias da Zona Sul (Flamengo, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon) e Zona Oeste (Prainha e Pontal) distribuídos em 18 tendas operacionais instaladas em pontos estratégicos da areia, além da sede do grupamento no bairro de Botafogo. No dia-a-dia, os guardas do GEP lidam com grande diversidade de ocorrências, como crianças perdidas, cães soltos na areia, afogamentos, furtos e prisões.
Estrutura – Para agilizar as operações na areia, o GEP conta com 31 rádios de comunicação e sete veículos (um Saveiro, duas picapes, duas Kombis, um gol, furgão e um buggie). Para o suporte das equipes que trabalham à beira-mar, os veículos circulam nas orlas de Copacabana, Flamengo, Ipanema, Leblon e Recreio dos Bandeirantes para supervisão, deslocamento de GMs e condução de ocorrências.

Tendas – As tendas operacionais do GEP oferecem espaço para abrigar com conforto vítimas de mal súbito e crianças que se perdem do responsável, entre outras situações.

Flamengo – As duas tendas funcionam na Praia do Flamengo, nas proximidades das Ruas Silveira Martins e Dois de Dezembro.

Copacabana – Há duas tendas instaladas na areia da Praia de Copacabana: na altura da Siqueira Campos e da Rodolfo Dantas (em frente ao Hotel Copacabana Palace).

Ipanema – As nove tendas estão distribuídas no Arpoador e em frente às Ruas Farme de Amoedo (na altura do Hotel Sol de Ipanema), Gomes Carneiro, Vinícius de Moraes, Joana Angélica com Maria Quitéria, Garcia d’Ávila com Maria Quitéria, Aníbal de Mendonça, Almirante Guilhem, General Artigas.

Leblon – A tenda funciona em frente à Rua General Venâncio Flores, no Baixo Bebê.

Recreio – Há duas tendas, uma na Estrada do Pontal, em frente à Rua 1 W, e outra na Prainha.

Grupamento Especial de Praia
Rua Bambina, 37, Botafogo
Telefone: 2535-2551


Grupamento Guardas Motociclistas
Criado em 12 de novembro de 2009, o Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) possui agentes treinados e especializados em escoltas e seguranças de autoridades federais, estaduais e municipais.


Diretamente subordinado à Coordenadoria de Transito da GM-Rio (CTran), no dia a dia, o GGM atua sempre em dupla monitorando os principais corredores viários do Centro e da Zona Sul da cidade a fim de garantir a fluidez no tráfego. Além disso, o grupamento é muito importante para o atendimento as solicitações da Ouvidoria da GM-Rio e do Quero Ordem (153), já que, por atuarem em motocicletas, possuem maior mobilidade e agilidade para deslocamento no trânsito.


Também fazem parte do cotidiano do GGM o monitoramento do tráfego nos principais eventos realizados na cidade, o apoio às ações da Secretaria da Ordem Pública (SEOP), o acompanhamento de passeatas, carreatas e procissões, além das atividades cotidianas de confecção de boletins de registro de acidente de trânsito (BRAT) e aplicação de infrações.


O GGM conta em seu efetivo com 71 guardas motociclistas, entre eles, 11 são mulheres. 44 viaturas e 20 rádios de comunicação completam o aparato logístico para o bom desempenho do trabalho do grupamento.


GRE - Grupamento de Ronda Escolar
O Grupamento de Ronda Escolar (GRE) foi criado no dia 11 de novembro de 1998, com 36 guardas e seis veículos para dar proteção às escolas da rede municipal de ensino. Na ocasião, o GRE começou a atuar em 150 unidades escolares, com a missão sócio-educativa de realizar palestras preventivas sobre sexualidade, drogas e importância da família. Atualmente, o grupamento conta com um efetivo de 158 GMs, sendo 45 mulheres e está presente em 689 das 1.064 Escolas da Rede Municipal.

Atuação - Em seu roteiro de visitas, a Ronda está presente em 689 das 1.064 escolas municipais, o que representa 64% das unidades cobertas pelo grupamento. Para agilizar as tarefas e atender as inúmeras solicitações, a Ronda Escolar foi dividida em duas equipes: Apoio e Patrulheiros. Anualmente, com esses subgrupos, a Ronda faz milhares de visitas e outras ações nas escolas.
Somente em 2010, os guardas do GRE registraram 78.282 atendimentos e 1.358 ocorrências diversas nas 689 unidades atendidas. Nas férias escolares de verão, a Ronda Escolar tem seu efetivo deslocado para a orla, em reforço aos guardas que cuidam do patrulhamento nas praias da Zona Sul.

Estrutura - A estrutura da Ronda conta com 30 veículos (28 Gols e duas motos), além de 30 rádios de comunicação. O Grupamento tem ainda quatro bases operacionais: a 01, na sede da GM-Rio, em São Cristóvão (Av. Pedro II, 111); a 02, no Ciep Almir Bonfim, em Vila Valqueire (Rua Porto Santana, s/nº); a 03, no Ciep Lamartine Babo, em Campo Grande (Rua Campo Maior, s/nº) e a 04 no Ciep Barão de Itararé, em Santa Cruz (Estrada Vitor Dumas, s/nº).

Equipe de Apoio – É responsável pela administração da Ronda e atua em diversas frentes de supervisão e orientação dos guardas. A equipe promove reuniões junto às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), fazendo levantamentos e relatórios sobre o atendimento prestado nas escolas.

Equipe Patrulheira - Realiza rondas motorizadas em horários alternados, com dois guardas que visitam até 30 escolas por dia. Eles percorrem as áreas interna e externa da unidade escolar, verificando se há situações de anormalidade.
.
Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão
Telefone: 2976-6185





GTM – Grupamento Tático Móvel
GTM – Grupamento Tático Móvel
O Grupamento Tático Móvel (GTM) foi criado em 5 de maio de 1994 como força de emprego rápido em situações de emergência ou de controle urbano. A unidade nasceu com o nome de Grupo de Apoio Operacional (GAPO), passando a Grupo Tático Operacional (GTO) em maio de 1995, e rebatizado como Grupamento Tático Móvel em 9 de outubro de 1998. Entre as missões desenvolvidas, o grupamento atuou em fevereiro de 1998 no desabamento do Edifício Palace II, na Barra da Tijuca, guardando a área dos escombros com pertences das vítimas. O trabalho do grupo também foi eficaz durante o incêndio que destruiu o Aeroporto Santos Dumont, sendo o GTM a primeira unidade a estar presente no local, respondendo pelo isolamento da área até a chegada do Corpo de Bombeiros. O grupamento participou de outras frentes de apoio, como desocupação de imóveis irregulares, acolhimento de população de rua e controle urbano.

Atuação – Desde 18 de julho de 2005, o GTM realiza operações itinerantes com 20 guardas municipais atuando no patrulhamento diurno nos bairros do Centro, Copacabana e Maracanã, além de 15 guardas, em média, atuando no patrulhamento noturno nos bairros da Lapa e de Copacabana e também em apoio às operações da Secretaria Especial da Ordem Pública e de outros órgãos da Prefeitura do Rio. Um dos principais objetivos do GTM é ampliar a inibição ao comércio ambulante irregular, reforçando o trabalho realizado pelas inspetorias da Guarda Municipal em diferentes bairros. Até assumir essa missão itinerante, o GTM atuou durante quatro anos no controle urbano do centro do Rio junto a fiscais da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Governo, com apoio do Grupamento de Ações Especiais (GAE), também da GM-Rio.
Apreensão – Ao longo de 2010, o grupamento apreendeu mais de 72.611 produtos falsificados e/ou comercializados irregularmente por ambulantes, entre eles CDs e DVDs piratas. As apreensões aconteceram na sua maioria no Centro do Rio nos entornos das Avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, além da Rua Uruguaiana, um dos pontos mais disputados para a comercialização de material pirateado.

Estrutura – Com 92 GMs, o GTM trabalha com 08 rádios de comunicação e cinco veículos (três microônibus e duas picapes) para as missões rotineiras de controle urbano. Nas ações, muitos produtos falsificados são apreendidos com ambulantes, além de mercadorias diversas vendidas em pontos não autorizados pela Prefeitura.

Formação – Os guardas passam por treinamento constante com aulas de Defesa Pessoal, Controle de Distúrbio Civil, Legislação e no ano de 2009 receberam capacitação para a utilizar no patrulhamento os equipamentos não letais, entre eles a pistola Taser.

Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão.
Telefone: 2976-6200














Juramento do Guarda Municipal

Prometo pela minha honra
De guarda municipal
Proteger e tratar com respeito
Meus superiores, meus
Companheiros e todas as pessoas
Dessa cidade maravilhosa
Seus visitantes, patrimônio e meio
Ambiente
Mesmo com o risco da minha própria vida
Pela cidade do Rio De Janeiro
Eu Prometo

Seguidores

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Canção da GM RIO

Canção da GM RIO

Mural de recados


BG